Cliente
Companhia das Letras

Design gráfico e lettering
Passeio

Fotografias
Rodrigo Lins         

2018
Fomos convidadas pelo Alceu Nunes, diretor de arte do grupo Companhia das Letras, para desenhar a capa do livro Contos Clássicos de Terror. A seleção do professor da UFMG Julio Jeha oferece um panorama do gênero ao longo dos séculos que separam Bram Stoker e Stephen King, Machado de Assis e Shirley Jackson. Se você é desses que prefere dormir de luz acesa, não recomendamos a leitura desses 19 contos maravilhosos sobre morte, maldade e medo.

Para representar a passagem de tempo na capa, misturamos um lettering inspirado na caligrafia gótica e uma fonte que transita entre o grotesco e o geométrico. Já a quarta capa lembra, ao mesmo tempo, a lápide de um túmulo coletivo onde todos os autores, vivos ou mortos, foram enterrados e um obituário de jornal que comunica seus falecimentos.


Nossa maior fonte de inspiração foram essas cartelas de filmes antigos. Partimos delas para começar a explorar estilos de caligrafia e lettering.
Os testes nos levaram a três thumbnails. Posicionar os elementos, enquanto ainda estão inacabados em miniaturas proporcionais à arte final costuma ser muito útil para percebermos quais composições funcionam bem e quais não.


Uma solução totalmente tipográfica é um apelo à imaginação do leitor, que sempre pode ser mais assustadora do que qualquer imagem.