Cliente
Secretaria de Turismo de Pernambuco 

Direção criativa e ilustrações
Joana Lira 

Design gráfico
Alles Blau

Design de tipos
Passeio

Specimens
Alles Blau e Passeio

2019
As obras da artista visual Joana Lira emergem da cultura popular pernambucana e se espalham por superfícies e objetos por todo o Brasil. Uma parceria entre ela e o estúdio de design paulistano/mineiro Alles Blau deu vida à nova identidade da Secretaria de Turismo de Pernambuco, que convida pessoas do mundo a conhecer esse estado tão colorido. Nesse cenário, coube ao Passeio traduzir a linguagem de ilustração da marca para o meio tipográfico, criando uma fonte de títulos versátil, que valoriza e representa a cor local.

Cada letra do Alfabeto pernambucano possui 3 versões bem diferentes, para que o texto digitado pareça ter sido composto manualmente. Esse aspecto artesanal é enfatizado por ligaduras  (junções de letras). Já os diacríticos (caracteres acentuados), são mais baixos e compactos para otimizar a ocupação vertical do espaço. Os resultados dessa mistura são composições diversas e alegres, mas também coesas e simples.
 
Destacamos nessa imagem as variações de desenho de cada letra, um exemplo de ligadura e a solução encontrada para deixar as letras acentuadas e com pingos mais compactas.
As composições que misturam tipografia e ilustração foram carinhosamente apelidadas de rendas tipográficas.